Fazer Concurso ou Procurar Emprego: Qual a Melhor Escolha?

Depois de encerradas as comemorações da formatura no curso de graduação chegou a hora de pensar na carreira profissional.

Para muita gente, esse é um momento de desespero, já que sequer possuem uma carreira, um emprego ou uma oportunidade em vista.

Nesse cenário de incerteza é comum surgir uma dúvida na cabeça do formando: será que o melhor caminho é prestar concurso público ou procurar emprego?

Se você também tem essa dúvida, leia este artigo até o final. Vou falar sobre as vantagens e desvantagens de cada escolha  e também dar minha opinião, pois eu passei por esse dilema.

Vantagens de Prestar Concurso Público

concurso público

A carreira pública ainda é muito procurada em razão dos bons salários, carreira e benefícios, mas principalmente pela estabilidade.

Em um cenário de crise política e econômica, todo mundo quer ter a segurança de um salário garantido no final do mês por longos anos.

Assim, ter um cargo estável pode ser considerada a principal vantagem de prestar concursos.

Desvantagens de Prestar Concurso Público

Por outro lado, você deve ter em mente que o serviço público não é o mundo das maravilhas.

O problema é que muita gente foca apenas em passar em concurso, mas poucos se preocupam com o cargo que irão ocupar e as respectivas atribuições.

Quem procura a carreira pública deve se informar antes sobre quais funções vai exercer, pois vai passar muitos anos fazendo aquilo.

Do contrário, corre o risco de ter uma grande frustração profissional e vai ficar insatisfeito e preso ao cargo para não perder a estabilidade.

Além disso, passar em concurso público está cada vez mais difícil e leva cada vez mais tempo.

Esse é um projeto de médio ou longo prazo, mas nem todo mundo tem dinheiro para se manter estudando durante meses ou até mesmo anos.

Vantagens de Procurar um Emprego

procurar emprego

Se você optar por procurar uma vaga na iniciativa privada logo após a formatura, tem a vantagem de poder conseguir um emprego e uma renda mais rapidamente.

Além disso, você tem a oportunidade de procurar empregos nas áreas que domina e tem prazer em trabalhar, e isso trará uma grande satisfação profissional.

Outra vantagem é que você não fica preso ao cargo. Assim, se não estiver gostando das atribuições ou do ambiente de trabalho, basta pedir para sair e procurar outro emprego.

Desvantagens de Procurar um Emprego

Por outro lado, corre o risco de você demorar muito tempo para conseguir uma vaga em razão de sua pouca experiência.

Ou então terá que aceitar um emprego totalmente fora da sua área de formação, podendo inclusive ter que aceitar salários bem menores.

Outra desvantagem é que você corre o risco de ser demitido do dia para a noite, quando menos espera.

E aí terá que se virar para conseguir se manter até obter outra colocação.

Conclusão: Qual a Melhor Escolha?

melhor escolha

Na minha opinião a escolha mais correta depende do perfil de cada pessoa. A palavra-chave é vocação!

Penso que você deve seguir a sua vocação profissional.

Você deve escolher trabalhar com aquilo você sabe de melhor e tem prazer em fazer.

Assim, suas chances de ter sucesso na carreira e se realizar profissionalmente são bem maiores.

Portanto, se você realmente sonha em ocupar determinado cargo público, essa será a sua melhor escolha.

Por outro lado, se a função que você tem prazer em exercer está na sua iniciativa privada, esta é a escolha a ser feita.

E foi dessa forma que eu decidi que para mim o melhor caminho é prestar concurso público, pois desde o começo da faculdade eu sonhei em ocupar o cargo que estou buscando.

Até cheguei a pensar em advogar, mas eu não me enxergava fazendo isso durante longos anos. Por isso a vocação pesou e falou mais alto na minha decisão.

Enfim, seja qual for a sua decisão, o importante é que você alcance a realização profissional.

Além disso, para ser um profissional de alto nível, não deixe de se aperfeiçoar cada vez mais, inclusive com um curso de pós-graduação, e outros que puderem contribuir para a sua formação.

E você? Qual a sua opinião? Concorda comigo? Deixe um comentário logo abaixo.

Fazer Concurso ou Procurar Emprego: Qual a Melhor Escolha?
5 (100%) 2 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *